Guia Completo do Ecoturismo em Bonito

11

jan
2021

O melhor do ecoturismo em Bonito está aqui!

Posted By : Agencia Ygarapé/ 130 0
Compartilhe!

O conceito de ecoturismo não diz respeito apenas ao contato com a natureza e a promoção de entretenimento e relaxamento através dela. Para muito além disso, o ecoturismo também possui uma preocupação com a preservação do patrimônio natural, buscando o bem-estar de todas as populações envolvidas nessa prática. 

O ecoturismo é um tipo de entretenimento que consegue agradar os perfis mais calmos até os mais aventureiros. O melhor do ecoturismo brasileiro está em Bonito MS e nesse artigo nós vamos te dar dicas imperdíveis do que visitar para aproveitar bastante essa cidade! 

Bonito é o melhor destino do ecoturismo do Brasil

Bonito está há 16 anos na liderança como o melhor destino de ecoturismo do Brasil. O prêmio é concedido pela revista Viagem e Turismo, da editora Abril. Os ganhadores são eleitos de acordo com votos de especialistas convidados e também dos leitores. 

Assim, você já pode ter uma ideia das maravilhas que te esperam em Bonito. Por ter conquistado seu lugar de destaque, a cidade conta com uma estrutura excelente, tendo tudo necessário para atender você e sua família. 

O que tem de ecoturismo em Bonito

Bonito foi eleito o melhor destino de ecoturismo do Brasil não só por sua beleza marcante, mas também pela variedade de opções de lazer que o local oferece. Confira as opções de ecoturismo de Bonito MS com algumas dicas para cada uma delas!

Trilhas

Bonito possui várias trilhas lindas que normalmente passam por cachoeiras, piscinas naturais e outras grandes belezas da natureza. Confira algumas delas:

Trilhas - Ecoturismo em Bonito MS

  • Trilha Boca da Onça: essa trilha é muito bem estruturada e começa com uma caminhada de 4 km, seguido da escadaria de 886 degraus. Tudo isso passando por 11 cachoeiras cristalinas, incluindo a mais alta do estado. O passeio é adaptado para cadeirantes e dura aproximadamente 5 horas. 
  • Trilha do Parque Ecológico: aqui, a trilha é feita no Parque Ecológico do Rio Formoso. A trilha possui apenas 900 metros e é feita na mata ciliar no rio. Normalmente, a maioria dos turistas prefere emendar essa trilha com um passeio de Boia Cross pelo rio. 
  • Trilhas de Bike: se você adora uma trilha de bike, Bonito tem as melhores opções para você! São quatro opções de trilha sendo a Rota Boiadeira (4 km asfalto + 5 km terra), Rota São Mateus (3 km asfalto + 6 km terra), Rota Ybirá Pe (6 km asfalto + 12 terra), e  Rota Sinhozinho (4km asfalto + 18 terra).
  • Nascente Azul – Trilha Acessível e Flutuação: esse passeio é feito na nascente do Rio Bonito. A trilha tem extensão de 1,5 km pela Floresta de Bacuri, o que resulta em aproximadamente 45 minutos de atividade, considerando tempo de trilha mais equipagem. A floresta possui lindas árvores e plantas nativas. A trilha pode ser seguida de uma flutuação exuberante na qual é possível fazer apneia. Mas, a parte final da trilha é feita somente pelos clientes de flutuação. Então, boa parte pode ser feita por qualquer pessoa, porém outra parte é restrita para quem inclui a flutuação no passeio. Então, vale a pena combinar as duas opções: Trilha + Flutuação!

Flutuação

Além da flutuação da Nascente Azul citada no último tópico, temos outras maravilhosas opções que vão encantar a você e a sua família

Flutuação - Ecoturismo em Bonito MS

  • Aquário Natural Baía Bonita: esse passeio começa com uma pequena caminhada pela mata ciliar do Rio Baía Bonito, chegando à nascente, onde é feita a flutuação de 800 m. Na volta, é possível avistar pássaros e animais silvestres, além de ser possível saltar na tirolesa. 
  • Lagoa Misteriosa Flutuação: localizada a 50 km de Bonito MS, essa lagoa fica na quinta caverna mais profunda do país. Lá, você pode desfrutar de uma água cristalina e um trilha contemplativa da mata da região. 
  • Rio Sucuri: a fazenda na qual este rio é localizado possui uma excelente estrutura contando com piscina, redário, bar, restaurante e muito mais! O Rio Sucuri conta com uma das águas mais cristalinas do mundo, na qual você poderá avistar lindas plantas e interagir com cardumes. 
  • Barra do Sucuri – Flutuação: apesar de ser no mesmo rio, este passeio é um pouco diferente do anterior. Você sobe o Rio Sucuri em um barco a remo e volta flutuando contemplando o rio em uma leve correnteza. Ao final, ainda é possível avistar o encontro do Rio Formoso com o Rio Sucuri. 
  • Recanto Ecológico Rio da Prata: esse é um dos passeios com o maior percurso de flutuação: são 2,2 km de contemplação. Além disso, ele se destaca por começar com uma linda caminhada de 50 minutos na floresta, onde é possível avistar animais silvestres. 

Mergulho

Bonito MS, por ser um forte ponto de ecoturismo, também oferece excelentes opções de mergulho. Vamos conhecer algumas?

Mergulho no Abismo Anhumas - Bonito MS

  • Discovery Rio Formoso: esse é um passeio excelente para quem quer ter acesso a um equipamento completo de scuba. Ele é feito no Rio Formoso e tem duração mínima de 30 minutos, onde são percorridos 300 m a uma profundidade de aproximadamente 5 m. Este passeio é feito no Balneário Bosque das Águas, então, você pode aproveitar a estrutura do balneário após o mergulho. 
  • Lagoa Misteriosa Mergulho: nessa lagoa, você pode realizar tanto a flutuação, quanto o mergulho de cilindro. Existem 3 modalidades de mergulho e a mais comum é o Batismo: mais indicado para quem nunca mergulhou antes, acompanhado de instrutor e com profundidade máxima de 8 metros. 
  • Abismo Anhumas: aqui, o mergulho de cilindro é permitido apenas para pessoas credenciadas. No entanto, caso você não possua, ainda pode contemplar a beleza natural do abismo por um passeio de bote e flutuação. 
  • Recanto Ecológico Rio da Prata: o Rio da Prata encanta a todos com suas águas cristalinas. Chegando ao Deck do rio, você receberá seu equipamento e as instruções de mergulho. O passeio é composto por 600 m, sendo feito em 30 minutos, em uma profundidade que varia de 3 a 7 metros. O passeio completo dura aproximadamente meio dia e é recomendável ir com roupas confortáveis. 

Grutas

A região de Bonito MS conta com lindas formações rochosas e calcárias. Assim, algumas delas são adaptadas para turistas e são uma ótima opção de lazer. Confira a três grutas mais famosas da área: 

Grutas em Bonito MS - Ecoturismo

  • Gruta São Mateus: essa gruta fica localizada a 4 km do centro de Bonito e conta com iluminação artificial, facilitando a observação. Lá dentro, você terá acesso a um passeio de 150 m, a 90 m de profundidade, podendo ainda visitar um Museu. Se estiver animado, pode seguir por uma trilha de 2 km e contemplar o mirante mais alto da cidade!
  • Gruta do Lago Azul: a gruta do lago azul é o cartão postal de Bonito, por isso, você não pode deixar de visitá-la! Você irá caminhar 300 m até a entrada da caverna e lá dentro irá descer 200 m por escadaria. Além da beleza marcante, lá estão localizados os fósseis do Tigre de Dente De Sabre e da Preguiça Gigante. 
  • Gruta São Miguel: nesta gruta você poderá conhecer uma das cavidades mais antigas do mundo. Ela fica localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas e seu início é uma caminhada pela floresta em uma ponte suspensa. Na entrada do local é possível observar espécies únicas de aves. 

Aventuras

Se você pensou que Bonito MS era apenas sobre relaxar, se enganou. A cidade também conta com muitas opções para os espíritos mais aventureiros. Vamos conferir algumas?

Aventuras - Rotta Zagaia - Quadriciclo

  • Rotta Zagaia – Quadriciclo: o passeio é realizado no Zagaia Eco Resort Hotel e tem duração de 3,5 km com um instrutor e guia durante todo o percurso. Você vai passar por uma linda mata e vários obstáculos, conhecendo a mata nativa da região e tendo a possibilidade de avistar animais silvestres. 
  • Eco Park Porto da Ilha: este parque está localizado a 13 km do centro de Bonito e conta com muitas opções de lazer. Aqui, você pode fazer stand up, boia cross ou até mesmo um passeio de bote: sozinho ou com sua família/amigos. Todos os passeios contam com um guia e aqui é proibido levar câmeras fotográficas. 
  • Parque Ecológico Rio Formoso: o passeio deste parque é o combo de uma trilha com um passeio de boia pelo Rio Formoso. Você poderá contemplar 900 m de trilha seguido do passeio de boia que passa por oito corredeiras, totalizando 1,2 km. 
  • Trilha Boiadeira – Quadriciclo: este passeio se chama trilha boiadeira pois utiliza a mesma estrada das comitivas de gado das fazendas da região. O percurso conta com 8 km e dura aproximadamente uma hora e meia. Todo o passeio é feito com quadriciclos individuais ou duplos. 

Cachoeiras

As cachoeiras são uma atração muito conhecida de Bonito MS. Confira aqui dicas das melhores cachoeiras do Mato Grosso

Cachoeiras em Bonito MS

  • Parque das Cachoeiras: este passeio combina uma exuberante trilha de 1,7 km de duração com visita a sete cachoeiras que vão encantar qualquer um. O local conta com bar, restaurante e redário, tendo toda a estrutura necessária para atender você e sua família. 
  • Boca da onça: esse passeio têm um percurso de 4 km e para em 11 lindas cachoeiras, além de contar com 4 outras paradas para banho em piscinas naturais. O local conta com bar, restaurante, vestiário, duas piscinas, ducha natural, salão de jogos e muito mais! 
  • Rio do peixe: este passeio é feito na Fazenda Água Viva. Ele tem duração de 1,6 km e passa por diversas cachoeiras e piscinas naturais, além de poder observar animais típicos da região. Após esse percurso, você poderá parar para descansar e almoçar para depois seguir por mais 800 m, visitando mais três cachoeiras. 
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena: esse passeio é localizado em Bodoquena, a 70 km de Bonito. Ele é feito no Parque Nacional da Serra da Bodoquena e tem duração de 2,5 km, passando por oito paradas para banho, sendo mesclado de cachoeiras e piscinas naturais. Também conta com um exuberante balneário no qual você pode desfrutar o restante do seu dia. 
  • Estância Mimosa: se você não quer ir até Bodoquena, saiba que aqui você pode avistá-la de longe. Aqui, combina-se riachos secos, pequenas grutas, passarelas suspensas, cachoeiras e piscinas naturais. Uma parte do passeio é feito em barco a remo. 
  • Ceita Corê: esse passeio é dividido em duas partes: um trilha de 4 km com 6 paradas para banho, faz-se um pausa para almoço e depois caminha-se até a nascente do Rio Chapena onde existe uma caverna inundada. 

Rapel

Se você já gosta muito de rapel ou quer ter um primeiro contato com essa aventura, Bonito MS é o local para você. A cidade tem opções apenas de rapel negativo (descida pela corda sem tocar os pés nas rochas), no entanto, não decepciona na beleza e exuberância do atrativo. Conheça abaixo uma opção de destaque de rapel em Bonito MS:

Rapel Boca da Onça - Bonito MS

  • Boca da Onça: o rapel da Boca da Onça é maior rapel de plataforma do Brasil! A descida é feita em um paredão vertical de 90 m e nele você terá uma visão privilegiada do Canyon do Rio Salobra. Depois do rapel, ainda há a possibilidade de seguir por uma linda trilha com diversas paradas para banho. Este passeio não é recomendado para grávidas, pessoas com problemas cardíacos e acrofóbicos. 

Venha conhecer o ecoturismo de Bonito!

Como você pode perceber, Bonito MS é um local onde a beleza natural deixa marcas em quem visita a cidade. Além disso, todos os atrativos têm um grande comprometimento com a segurança, preservação ambiental e turismo acessível, tornando a experiência ainda mais incrível. Independente de com quem você estiver viajando ou do tipo de lazer que você procura, Bonito MS conseguirá te atender muito bem. 

Como você já deve saber, os passeios são reservados exclusivamente por meio de agências de turismo, uma vez que o fluxo de turistas é controlado rigidamente visando a preservação ambiental do Bonito. Assim, escolha uma agência com grande experiência no mercado e que irá te ajudar a construir a melhor viagem da sua vida: confie da Agência Ygarapé

Todos os passeios citados nesse artigo podem ser reservados conosco, entre em contato para fazer sua reserva ou para mais informações!

Converse com a gente agora

Deixe um comentário

Por favor insira um comentário.
Digite seu nome
Favor insira um e-mail.
Favor insira um e-mail válido.