10 dicas de esporte de aventura em Bonito MS

01

mar
2021

10 dicas de esporte de aventura em Bonito MS

Posted By : Agencia Ygarapé/ 129 0
Compartilhe!

Você provavelmente já sabe que Bonito MS é um excelente destino de ecoturismo, certo? Mas você sabia que os esportes de aventura na região também são incríveis e têm ganhado muito espaço no cenário nacional? Tanto que em março de 2018 a cidade foi sede do Brasil Challenge Mountain Bike, competição de nível profissional que reuniu 400 ciclistas.  

Além do Mato Grosso do Sul ser referência mundial em beleza e ecoturismo, a aventura também é um fator muito atrativo no local. Então, vamos conhecer um pouco mais dos esportes de aventura em Bonito MS? 

O que é esporte de aventura?

Também conhecidos como esportes de ação ou esportes radicais, eles são aqueles que se referem a atividades um pouco mais ousadas. Assim, também inclui um pouco mais riscos em questões como velocidade, altura, tempo, etc. 

Por isso, quando falamos da prática de esportes de aventura, é necessário um certo preparo físico e respeitar as restrições de cada atividade para genuinamente se divertir. 

Quais os benefícios dos esportes de aventura?

Existem diversos benefícios proporcionados pelos esportes de aventura para a saúde do corpo e da mente. Vamos conhecer alguns?

  • Combate o sedentarismo, 
  • Reduz o estresse, 
  • Diminui a ansiedade e fadiga mental, 
  • Proporciona melhor condicionamento físico, 
  • Mais contato com a natureza, 
  • Promove a socialização e muito mais.

Em alguns casos, pode até ajudar no tratamento de problemas cardíacos e respiratórios. No entanto, como não é aplicável a todos, consulte seu médico antes de tomar qualquer decisão sobre.

Tem esporte de aventura na natureza?

Tem sim, e muito! Inclusive, as experiências mais incríveis de esporte de aventura são em meio à natureza. Isso porque combinar a experiência cheia de adrenalina com um cenário paradisíaco proporciona um momento muito mais inesquecível. 

Aventuras em meio à natureza de Bonito MS

 

Nesse sentido, Bonito MS é um dos locais que mais se destaca. Na região, temos as belezas naturais da região da Serra da Bodoquena, composto por montanhas, estradas de terra, várias corredeiras e cachoeiras, fauna e flora exuberantes. Além disso, o local ainda se destaca pela infraestrutura e respeito ao meio ambiente, um forte pilar do ecoturismo da região. 

Ecoturismo ou turismo de aventura?

O ecoturismo se diferencia do turismo de aventura pelo seu foco na consciência ambiental, ecológica e sustentável. Porém, o turismo de aventura pode se conectar com o ecoturismo, uma vez que as atividades sejam desenvolvidas com uma postura voltada à preservação ambiental.

Combinar ecoturismo e turismo de aventura de forma consciente é o que Bonito faz de melhor: alia as boas práticas sustentáveis ao turismo de aventura, oferecendo esportes variados com respeito ao meio ambiente. Além disso, Bonito MS está há 16 anos invicto como o melhor destino de ecoturismo do Brasil, de acordo com prêmio da Editora Abril. 

10 esportes de aventura para fazer em Bonito MS

Então, vamos conhecer agora os 10 melhores esportes de aventura e onde realizá-los em Bonito MS? 

1. Tirolesa 

A tirolesa da Nascente Azul é a maior de Bonito e possui 450 metros de extensão. Ela passa por um cenário paradisíaco: uma cachoeira de tufas e mata típica pantaneira, podendo chegar a 60 km/h. Você pode inclusive descer a tirolesa com outra pessoa, mediante avaliação do monitor no momento que pode considerar condições climáticas, peso e etc. na decisão. Essa atividade possui peso máximo de 120 kg e mínimo de 40 kg. 

Tirolesa Nascente Azul em Bonito MS

Além disso, no mesmo local você ainda pode aproveitar fortes emoções no pêndulo humano. Nele, você é elevado até uma altura de 12 metros. Quando chega no alto, um mecanismo é acionado, fazendo seu corpo desafiar a gravidade e ficar como um pêndulo de um relógio. Nesse caso, a capacidade por operação é de apenas uma pessoa, peso máximo de 120 kg e altura mínima de 1,40 metros.

2. Arvorismo 

Um dos passeios mais populares de arvorismo em Bonito MS é o do Cabanas Aventura. Esse atrativo está localizado a 6 quilômetros da cidade de Bonito MS. Trata-se de um circuito feito a 15 metros de altura, entre as árvores do local, com 18 obstáculos e duas tirolesas. A última tirolesa é aquática e te leva para dar um delicioso mergulho no Rio Formoso. Durante todo o passeio, você estará protegido por um sistema com cabo de vida contínuo e vagão, oferecendo total segurança.

Arvorismo em Bonito MS - Cabanas Aventura

Além disso, neste mesmo atrativo de arvorismo você também pode realizar um incrível boia cross que passa por 3 cachoeiras e 3 corredeiras tendo extensão aproximada de 1,2 quilômetros. Falando em boia cross, quer conhecer um dos melhores lugares para fazer essa atividade em Bonito? Conheça no próximo tópico!

3. Boia Cross 

Outro passeio incrível de Boia Cross é o do Eco Park Porto da Ilha, que está apenas a 12 quilômetros do centro de Bonito MS. Ele é feito todo em bóias individuais e possui 300 metros de extensão, com 30 minutos de duração. Todos os grupos acompanham dois guias para auxiliar durante o passeio. Além disso, há a opção de serviço de fotos para registrar esse momento incrível. 

Boia Cross em Bonito MS - Eco Park Porto da Ilha

Atenção: pessoas embriagadas ou sob efeito de entorpecentes serão impedidas de realizar este passeio, mesmo que ele já esteja pago. 

4. Passeio de Bote 

O Eco Park Porto da Ilha é um atrativo super completo e, por isso, também inclui passeio de bote. O passeio é feito com botes infláveis com capacidade para, no máximo, 12 pessoas. O percurso possui incríveis 5 quilômetros de extensão e passa por 3 cachoeiras e 1 corredeira, incluindo uma parada para banho. 

Passeio de Bote em Bonito MS - Eco Park Porto da Ilha

Esse passeio é muito parecido com o rafting. Nesse sentido, o bote possui cordas laterais para que você possa se segurar e evitar a queda. Por este motivo, o passeio não permite usar câmeras fotográficas comuns. 

5. Duck – caiaque inflável 

Também realizado no Eco Park Porto da Ilha, o passeio de duck é feito em um caiaque inflável com capacidade máxima de duas pessoas. Antes da atividade, você recebe todas as informações necessárias de um instrutor, incluindo como utilizar o equipamento. 

Duck - Caiaque Inflável - Eco Park Porto da Ilha em Bonito MS

O percurso tem 3 quilômetros de extensão e passa por 1 corredeira e 2 cachoeiras, com uma parada de 20 minutos para banho. No total, o passeio dura 1 hora e 30 minutos. Existe a opção de contratar um serviço de fotos para registrar o momento.

6. Stand up – Paddle 

Como última opção de esporte de aventura do Eco Park Porto da Ilha nós temos o stand up paddle. Se trata de ficar de pé em uma prancha similar à de surf, impulsionando o movimento com um remo. A atividade é feita individualmente e crianças a partir de 5 anos já podem praticar acompanhadas do responsável. 

Stand Up Paddle em Bonito MS - Eco Park Porto da Ilha

Esse passeio tem extensão de 1 quilômetro e leva, em média, 30 minutos, acompanhado de um monitor durante todo o percurso. 

7. Quadriciclo 

Existem duas opções incríveis para se aventurar de quadriciclo em Bonito MS, vamos conhecê-las? 

Quadriciclo em Bonito MS - Rota Zagaia

  • Rota Zagaia: a dificuldade aqui é considerada fácil e pode ser feita por crianças a partir de 8 anos. Os quadriciclos são individuais e o passeio possui 3,5 quilômetros de extensão, se aventurando na mata típica da região com diversos obstáculos. Normalmente, o atrativo ocupa metade de um dia.
  • Trilha Boiadeira: aqui, os quadriciclos podem ser individuais ou duplos, sendo todos acompanhados por um guia especializado. O percurso possui aproximadamente 8 quilômetros ida e volta e dura 1 hora e 30 minutos. O nome da trilha é devido a ser um local onde passam diversas comitivas de gado para chegar às fazendas.

8. Bike 

Se você ama pedalar, Bonito tem as melhores rotas de aventura de bike para você. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Passeio de Bike em Bonito MS - Rota Aventura

  • Rota São Mateus: esse passeio é para os iniciantes, ou seja, possui pouca ou nenhuma dificuldade. São 9 quilômetros de bike que te levam até a Gruta São Mateus. A saída é feita pela Rodovia do Turismo. O passeio dura 3 horas e inclui visita à Gruta.
  • Rota Boiadeira: sim, essa rota passa pela trilha boiadeira que citamos acima. São também 9 quilômetros, mas com uma dificuldade maior devido aos obstáculos. É uma excelente opção para quem quer contato próximo com a natureza e dura aproximadamente 2 horas. 
  • Rota Ybira Pê: essa rota sai de Bonito e te leva até o Balneário Ybira Pê. Ela é bem mais intensa totalizando 18 quilômetros de extensão. Na volta, você pode ver um pôr-do-sol maravilhoso. A atividade dura em média 4 horas, no total. 
  • Rota Sinhozinho: essa trilha é a mais longa de todas, são 22 quilômetros que te levam até a Capela do Sinhozinho, um curandeiro e realizador de milagres da região. Sinhozinho não é mais vivo, mas lá você pode ver sua capela e a cruz que ele mesmo construiu. O passeio tem duração de 4 horas. 

9. Cavalgada 

Se você é mais “raiz” e gosta mesmo de uma aventura mais fazendeira, Bonito também te oferece duas opções incríveis de cavalgada. 

Cavalgada em Bonito MS - Cavalgada do Peão

Elas são: 

  • Cavalgada do Peão: durante esse passeio, você poderá ouvir histórias da região e da cultura local. O passeio tem 5 quilômetros de extensão e dura apenas 1 hora e 30 minutos, contando ida e volta. Existe a opção de fazê-lo de dia ou à noite. 
  • Parque Ecológico do Rio Formoso: este passeio possui duração de 1 hora e 40 minutos, percorrendo 4 quilômetros com uma parada para banho no Deck Paraíso. Ao final, você pode aproveitar uma estrutura completa e incrível do parque. 

10. Rapel 

Se você quer uma experiência de esporte de aventura em Bonito MS que seja mais intensa, vá fazer rapel na Boca da Onça. Ele é o maior rapel de plataforma do Brasil e a descida é feita por um paredão de 90 metros de altura. O rapel em si tem 34 metros de altura e com uma linda vista do Canyon do Rio Salobra. 

Boca da Onça - Rapel em Bonito MS

Ao final, fazemos uma trilha com diversas paradas para banho magníficas, incluindo a maior cachoeira do estado do Mato Grosso do Sul, a Boca da Onça, com 156 metros de altura. Ao final da trilha, você pode aproveitar a estrutura completa do balneário local que possui ducha natural, salão de jogos, redário, restaurante e muito mais!

Viva essas aventuras!

Como você pode perceber, o esporte de aventura é uma ótima opção para quem quer se divertir e renovar as energias, oferecendo muitos benefícios para corpo e alma. Nesse sentido, Bonito MS é um dos melhores destinos nacionais para que você possa viver essas emoções. Como vimos, a estrutura do local é completa, com uma grande variedade de passeios e beleza natural única.

Os passeios em Bonito podem ser adquiridos exclusivamente por meio de agências de turismo, uma vez que a quantidade de visitantes é rigidamente controlada visando a preservação ambiental. Inclusive, é também por isso que você deve fazer suas reservas com antecedência

Com a Agência Ygarapé, você monta seu roteiro de viagem, garantindo os melhores passeios de acordo com seus gostos e preferências. 

Se interessou? Entre em contato conosco para mais informações ou para fazer sua reserva!

Converse com a gente agora

Deixe um comentário

Por favor insira um comentário.
Digite seu nome
Favor insira um e-mail.
Favor insira um e-mail válido.