Flutuação no Rio da Prata - Guia Completo

25

jan
2021

O que você precisa saber antes de comprar a Flutuação no Rio da Prata

Posted By : Agencia Ygarapé/ 318 0
Compartilhe!

Bonito é um lugar incrível para se conhecer e o melhor desse destino são os passeios marcantes e encantadores. Sendo assim, a flutuação é uma das atividades mais procuradas em Bonito MS. Isso porque a hidrografia da região é tão encantadora, que virou por si só uma importante atração turística local. Dentre as melhores flutuações em Bonito, está a do Rio da Prata

Inclusive, por ser um passeio muito requisitado, recomendamos que você reserve com certa antecedência, principalmente se estiver viajando na alta temporada. Por exemplo, viajar para Bonito em Janeiro é alta temporada e, por isso, suas reservas devem ser feitas com, no mínimo, 3 meses de antecedência. 

A cidade possui um rígido controle de turistas para preservar o meio ambiente. Assim, se deixar para a última hora, poderá acabar perdendo a oportunidade de fazer os melhores passeios

No passeio ao Recanto Ecológico do Rio da Prata, são mais de 2 km de flutuação, na qual você terá contato com o melhor do ecoturismo de Bonito. Você poderá observar: 

  • 59 espécies de peixes 
  • 38 espécies de mamíferos 
  • 234 espécies de árvores 
  • 65 espécies de herpetofauna

Variedade de Peixes Rio da Prata - Flutuação

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre flutuação, principalmente aquele que ocorre no Rio da Prata?

O que é Flutuação?

Você já se encontrou boiando em uma piscina, rio, ou represa? Então você sabe exatamente o que é a flutuação. A única diferença é que as flutuações de Bonito MS você estará de barriga para baixo, respirando com a ajuda de um snorkel e utilizando óculos de mergulho para poder observar melhor as maravilhas naturais do local. 

Flutuação Rio da Prata

A flutuação é feita em rios com uma leve correnteza, que te levará por um percurso no qual você poderá observar a vida subaquática. Existem dois tipos de flutuação, sendo elas: 

  • Flutuação nas nascentes: conta com águas muito cristalinas, sendo rios rasos e com peixes mais exóticos e coloridos; 
  • Flutuação no leito: são realizadas em partes mais profundas do rio e possuem águas claras e lindas espécies de peixes, mas não se compara às águas cristalinas das nascentes. 

E, claro, como trazemos as melhores recomendações, a flutuação no Rio da Prata é de nascente, sendo inesquecível. Quer saber mais sobre ela? Continue com a gente!

Como é a Flutuação no Rio da Prata

A flutuação no Rio da Prata é feita no Recanto Ecológico Rio da Prata, situado em uma cidade vizinha a Bonito: Jardim. Pelo fato de estar situado a 50 km de Bonito, é necessário que você contrate um transfer para realizar o trajeto. Você pode até se aventurar a ir sozinho, mas como o caminho pode possuir complicações, o mais recomendado é que você vá com um profissional que conheça aquele trajeto.

Depoimento publicado no Google - Flutuação Rio da Prata

Devido a esses fatores, o ideal é que você saia de Bonito pelo menos uma hora antes do horário de agendamento da atividade. Além disso, é recomendado que você separe um dia inteiro da viagem para a flutuação no Rio da Prata, considerando o trajeto de ida e volta, tempo do passeio (pode durar até 04 horas) e alimentação.

O passeio é agendado 

Como você já deve saber, todos os passeios em Bonito devem ser adquiridos exclusivamente através de agências de turismo. Isso porque o controle de turistas é rígido de modo a promover a eficiente preservação ambiental dos locais. 

Assim, o passeio não pode ser adquirido na hora e deve ser reservado e agendado com antecedência. E se você quiser uma experiência personalizada, saiba que a Agência Ygarapé monta o seu passeio de acordo com a sua necessidade, gostos e preferências. 


 

Chegando ao receptivo

Chegando ao Recanto Ecológico Rio da Prata, você recebe todas as informações necessárias para realizar o passeio, bem como os equipamentos. Além disso, também existem orientações para manter a proteção ambiental do local. Confira aqui uma lista das principais orientações: 

  • É proibido tocar na vegetação aquática do rio
  • Não pode passar protetor solar ou repelente 
  • Não pode consumir bebida alcoólica antes ou durante o passeio 
  • Não pode bater braços e pernas (para não turvar a água) 
  • Não pode colocar os pés no fundo do rio 

Depoimento publicado no Google

Todas essas orientações são visando a preservação ambiental e a segurança  do turista. Além disso, ainda se preocupando com a sua segurança, toda a estrutura do atrativo e todos os equipamentos são fornecidos com o devido treinamento por parte dos guias locais. 

O começo do trajeto

O trajeto para o atrativo começa com um carro de apoio que te leva até as proximidades do local onde se inicia a flutuação. 

Depois, você percorre uma pequena trilha de 400 m até a nascente do Rio Olho D’Água.

Chegando à nascente do Rio Olho D’Água

O passeio não começa no Rio da Prata em si, ele começa na nascente do Rio Olho D’Água, e segue até o encontro dele com o Rio Da Prata. 

Antes de entrar no rio, você terá toda a contextualização e preparação necessária para entrar na água. O guia responsável irá ajudar todos do grupo a se equiparem devidamente com máscara e snorkel e treinar a flutuação antes de efetivamente começar. 

É também importante dizer que o passeio é feito em grupo de 8 a 9 pessoas. 

Iniciando a descida pelo rio

Depois da preparação, os participantes começam a descer o Rio Olho D’Água. A correnteza suave leva os participantes calmamente enquanto admiram o mundo aquático. A biodiversidade do local é impressionante e a quantidade de peixes é bem grande: são 59 espécies para admirar. 

Percurso na água - Flutuação Rio da Prata

São cerca de 1,7 km de percurso descendo o Rio Olho d’Água, até o encontro dos rios Olho D’Água e Prata. A partir deste encontro, chamado de “Barra”, a flutuação segue pelo Rio da Prata, por mais 600 metros. Ao todo, são cerca de 4 horas de passeio.

Fechando o passeio com um almoço delicioso

O passeio da flutuação no Rio da Prata inclui almoço com o sabor típico sul-mato-grossense. Ah, e vamos dar destaque para o doce de leite, que é super elogiado pelos turistas. 

Almoço Flutuação Rio da Prata

Quer levar as gostosuras pantaneiras para casa? Saiba que é possível comprar queijos e o doce de leite: imperdível e delicioso! Também existe a venda de outros souvenires. O passeio oferece a venda de fotos, para você deixar esse momento inesquecível registrado. 

Relaxando após a flutuação

Se você pensa que seu passeio acaba depois da flutuação, se engana! O Recanto Ecológico Rio da Prata possui uma excelente estrutura integrada à natureza para você relaxar

Depoimento publicado no Google

Lá, você poderá aproveitar um lindo redário, bar, restaurante, loja de souvenirs e muito mais. Por isso, vale reforçar que é necessário separar um dia inteiro da sua viagem para este passeio. Então, leve isso em consideração no momento de decidir quantos dias ficar em Bonito MS

Quem pode fazer a Flutuação no Rio da Prata

A idade mínima para realizar o passeio é de 6 anos, sendo que menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Gestantes de até 24 semanas podem fazer a atividade com orientações de segurança. Sendo elas: 

  • Agendar o passeio em dias frescos 
  • Evitar exposição prolongada ao sol
  • Estar bem alimentada e se sentindo bem 
  • Não realizar o passeio de estiver sem fôlego ou ar 
  • Desça e suba as escadarias devagar 
  • Mantenha-se hidratada 
  • Prestar atenção ao percurso para evitar acidentes 
  • Não realizar o passeio caso o colete salva-vidas fique desconfortável

Confira agora a lista de pessoas que não podem realizar este passeio: 

  • Gestantes com gravidez de risco ou após 24 semanas de gestação
  • Pessoas com cirurgia invasiva recente (até 30 dias)
  • Pessoas com epilepsia
  • Pessoas com histórico de AVC, infarto e choque anafilático (anafilaxia)
  • Portadores de marca-passo 

E quem usa óculos?

Máscaras com grau não são disponibilizadas. Assim, é recomendado que você utilize lentes de contato para esse passeio. O local disponibiliza proteção para seus óculos durante o passeio. 

E quem tem barba / bigode?

A barba e bigode podem atrapalhar a vedação da máscara e acabar prejudicando sua experiência no atrativo. Por isso, é recomendado ir com a barba e/ou bigodes feitos

E quem não sabe nadar? 

Não se preocupe, para fazer flutuação, não precisa saber nadar! Isso porque você estará utilizando equipamento que dispensa essa habilidade. Por isso, redobre a atenção ao colocá-lo e siga todas as orientações dos guias. 

Passeio Tranquilo - Flutuação no Rio da Prata

O que levar

Existem alguns itens que você pode levar para este atrativo que vão te ajudar a ter uma experiência melhor. Assim, leve roupa confortável, roupa para banho, toalha e água

Além disso, como não é permitido usar protetor solar, é recomendado usar calças legging por baixo da roupa de neoprene (item dos equipamentos de flutuação). Isso porque as roupas são de manga longa e perna curta. Por isso, tome este cuidado, principalmente para passeios em horários de sol muito quente.

Não se esqueça de incluir os itens acima da sua lista de o que levar em sua viagem para Bonito MS!

Posso levar equipamentos fotográficos?

Pode sim! No entanto, existem regras para uso de drones e equipamentos fotográficos: é preciso usar a máquina fotográfica subaquática para usar debaixo d’água, sendo que é possível alugar na lojinha do atrativo. 

Além disso, os guias fazem fotos durante a atividade e você pode comprá-las no final, permitindo que você se concentre no passeio e o aproveite ao máximo!

Reserve sua Flutuação no Rio da Prata! 

Agora você já sabe que uma das melhores flutuações de Bonito MS é a do Recanto Ecológico do Rio da Prata. Lá, você terá um contato incrível e próximo com a biodiversidade da região, tendo uma experiência turística completa.  Além disso, o destino e o atrativo possuem o selo de Turismo Responsável e Bonito Seguro, que garantem a adoção de protocolos de biossegurança para prevenir a contaminação pelo coronavírus. 

Para deixar isso tudo ainda melhor, apenas com a ajuda da Agência Ygarapé! Com 30 anos de experiência no mercado, podemos providenciar para você tudo que não está incluso no passeio, como o transporte, por exemplo. E se quiser mais dos melhores atrativos no restante da viagem, também providenciamos para você!

Este passeio exige pelo menos um dia da viagem. Então, é bom considerar isso na programação de toda sua estadia em Bonito. Além disso, o passeio deve ser agendado com antecedência, exclusivamente através de agências de turismo, uma vez que o número de turistas é controlado, visando a preservação ambiental da região.

Deixe um comentário

Por favor insira um comentário.
Digite seu nome
Favor insira um e-mail.
Favor insira um e-mail válido.

Entre em contato pelo WhatsApp para saber mais e montar seu pacote de acordo com suas preferências e necessidades!

Converse com a gente agora