Gruta do Lago Azul em Bonito MS

15

mar
2021

Gruta do Lago Azul e o mistério do tom azulado

Posted By : Agencia Ygarapé/ 351 0
Compartilhe!

A Gruta do Lago Azul é o cartão postal de Bonito MS. Em Março de 2020, o local fechou e interrompeu suas atividades temporariamente, devido à pandemia do coronavírus. Agora, depois de 1 ano fechada, ela voltará a encantar os turistas com sua beleza fora do comum a partir do dia 18 de março. Por isso, em comemoração a volta das atividades, hoje viemos te contar tudo que você precisa saber sobre a Gruta do Lago Azul. 

O ser humano é social, nós precisamos da interação. Nesse sentido, o distanciamento social vem trazendo grandes malefícios à saúde mental das pessoas. Por enquanto, devemos respeitar o distanciamento, mas uma ótima forma de compensar isso é através da aproximação natural. Se aproximar da natureza e respirar ar puro, faz com que a gente consiga estar bem com nós mesmos

Então, vamos conhecer mais essa excelente opção de passeio em Bonito MS para você praticar a aproximação natural, melhorando sua saúde física e mental

O que é a Gruta do Lago Azul?

A Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo e histórico que tem início com uma caminhada de aproximadamente 300 metros até a entrada da caverna, onde já se pode ter uma ideia de sua beleza. Descendo aproximadamente 200 metros (mais ou menos 300 degraus) por uma escadaria cavada na terra, avista-se um lago que encanta pelas águas de tom intensamente azuladas e belíssimas espeleotemas de milhares de anos.

Passeio Contemplativo e Histórico - Gruta do Lago Azul

Na Lagoa Azul estão os fósseis pré-históricos do Tigre de dente de sabre, da Preguiça-gigante, de Mastodontes e muitas outras espécies. Assim, o local também é alvo de diversas pesquisas na área da paleontologia, carregando grandes heranças pré-históricas, sendo um excelente atrativo de ecoturismo

Como está sendo a retomada durante a pandemia?

No dia 15 de março será realizada uma cerimônia de abertura, com a presença das autoridades locais. No dia 16, o dia está reservado aos agentes de turismo e no dia 17, à imprensa. Somente no dia 18 estará oficialmente aberta ao público. 

Como ainda estamos passando pela pandemia e os riscos de contaminação não são nulos, o local está adotando cuidado dobrado, práticas de biossegurança e seguindo todos os protocolos sanitários. Em sua visita, respeite todas as normas e orientação dos guias. Afinal, quando todos cuidam, todos desfrutam.

Selos de garantia de protocolos de biossegurança para prevenção de covid

Lembrando que a cidade de Bonito MS foi premiada internacionalmente pelos seus protocolos de segurança contra a covid-19. Através do estabelecimento de políticas específicas para cada segmento, a reabertura se deu da maneira mais segura possível

Qual a história do atrativo?

Antigamente, o lago azul da gruta servia de piscina natural para os moradores de Bonito. É isso mesmo! Essa magnificência da natureza era apenas mais uma parte do quintal bonitense. Ela foi descoberta no ano 1924 por um indígena Terena e foi tombada em 1978 como Monumento Natural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Milhões de anos de história estão naufragados nessa gruta. Como já citamos, aqui estão os fósseis da preguiça-gigante e do tigre de dente de sabre, dois animais pré-históricos. 

Como é o passeio pela Gruta do Lago Azul?

Grupos reduzidos caminham pela trilha até a beira do azul cristalino-celeste-turquesa do lago, coberto por estalagmites e estalactites que abundam a sua cobertura. Mesmo cabendo mais de 100 pessoas dentro da caverna, respeita-se o limite de 15 pessoas por vez, ajudando na preservação do local. No entanto, durante a pandemia, o limite foi reduzido para 8 pessoas, com o guia. 

Como é o passeio pela Gruta do Lago Azul

O passeio começa com 300 metros de trilha num caminho de cascalho para a entrada da gruta. Neste caminho, um guia acompanha e fornece informações sobre a vegetação e algumas curiosidades. Chegando na gruta, os turistas descem 300 degraus, em uma escada esculpida em rocha com corrimão. Durante a descida, você pode avistar formações rochosas e até alguns fósseis. Ao final, você chega no belo e famoso Lago Azul. A volta é feita pela mesma escadaria da ida. Ao todo, o passeio dura 1 hora e 30 minutos.

O lago é azul devido a um efeito conhecido como espalhamento. A água do lago na verdade é cristalina, mas com a incidência da luz na caverna, as águas tomam uma coloração azul intensa. O nome da gruta vem deste fenômeno, que ocorre entre os meses de fevereiro e setembro.

Onde fica e como chegar?

A Gruta do Lago Azul fica localizada a 20 quilômetros do centro de Bonito. É preciso contratar um serviço de transporte e agendar o passeio com antecedência, pois o atrativo possui limite diário de visitação de 305 pessoas, sendo apenas 15 pessoas por vez. Na pandemia, o número total de visitação por dia caiu para 80, sendo 8 pessoas por vez. 

Caso precise um transfer para te levar nessa aventura, entre em contato com a Agência Ygarapé e faça o pacote do seu passeio da melhor forma possível, de acordo com seus gostos e preferências


O que levar?

Existem alguns itens que vão te ajudar a ter um passeio mais agradável. Além disso, é bom fazer uma refeição reforçada antes do passeio, pois ele exige bom condicionamento físico, principalmente se estiver chovendo. Confira os itens para levar

  • Protetor solar; 
  • Câmera Fotográfica; 
  • Repelente; 
  • Água; 
  • Dinheiro em espécie; 
  • Tênis fechado (obrigatório).

No caso de chuvas intensas o passeio poderá ser cancelado. Você pode levar o que achar melhor para a Gruta do Lago Azul. No entanto, não deixe nada por lá e nem retire elementos da natureza para levar consigo, faça sua parte na preservação desta riqueza natural. 

Compre seu ingresso para a Gruta do Lago Azul!

Como você viu, o passeio da Gruta do Lago Azul é uma experiência incrível que você não pode deixar de incluir no seu roteiro de viagem a Bonito. As vagas já eram reduzidas antes da pandemia, agora estão mais limitadas, devido ao distanciamento social nos atrativos. Por isso, não arrisque e faça sua reserva com antecedência. 

Os passeios em Bonito são agendados exclusivamente por agências de turismo, visando a preservação ambiental. Nesse sentido, não é possível comprar ingressos diretamente na gruta. A Agência Ygarapé monta o seu passeio da maneira que você desejar, melhorando a sua experiência e construindo momentos inesquecíveis.

Deixe um comentário

Por favor insira um comentário.
Digite seu nome
Favor insira um e-mail.
Favor insira um e-mail válido.

Entre em contato pelo WhatsApp para saber mais e montar seu pacote de acordo com suas preferências e necessidades!

Converse com a gente agora