Guia de viagem para Bonito em Janeiro

23

dez
2020

Viagem para Bonito em Janeiro: tudo o que você precisa saber

Posted By : Agencia Ygarapé/ 304 0
Compartilhe!

Bonito, cidade localizada no Mato Grosso Do Sul, é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Localizada a 300 km da capital do estado, Campo Grande, Bonito MS oferece uma experiência única de contato com a natureza. É um excelente destino para qualquer época do ano. No entanto, caso você queira fazer uma viagem para Bonito em Janeiro: você acaba de encontrar o guia perfeito!

Como já dissemos por aqui, o tempo de estadia mínima para que você não perca nenhuma grande atração é de 4 dias. No entanto, caso você venha de fora do estado, a estadia mínima passa para 5 dias, visto que o primeiro dia é praticamente todo consumido pela chegada e transfer. Caso queira mais tranquilidade, evite os primeiros dias do ano. Isso porque a cidade normalmente fica mais movimentada no réveillon. 

Então, vamos às dicas de viagem para Bonito MS em Janeiro? 

Como é o tempo em Bonito em janeiro?

O tempo em Bonito no mês de Janeiro corresponde ao clássico verão brasileiro: quente e chuvoso. Por isso, muitas pessoas ficam resistentes a visitar o local nesta época, com medo da chuva estragar a viagem. 

No entanto, podemos afirmar com tranquilidade que isso não será um impedimento. Mesmo com chuvas os passeios não são prejudicados e você terá outras muitas opções de lazer. Além disso, aproveitar o calor do verão em Bonito é excelente, uma vez que a cidade oferece passeios como flutuação, cachoeiras, banho no rio e muito mais

Como aproveitar a alta temporada?

Como você já deve imaginar, Janeiro é alta temporada em Bonito MS. Por isso, a procura é bem mais alta e os passeios e hospedagens ficam bastante concorridos. Nesse sentido, caso você queira fazer uma viagem para Bonito em Janeiro, isso precisa ser considerado e medidas de precaução devem ser tomadas. 

A cidade possui um limite de visitantes para que o meio ambiente seja preservado e continue encantando muitos outros turistas. Assim, é essencial se programar antes e fazer suas reservas de passeios e hospedagens no mínimo 3 meses antes da data da viagem. Caso você deixe para a última hora, poderá acabar ficando em uma hospedagem inferior e perdendo lindos passeios. 

Motivos para viajar para Bonito em Janeiro

Por que viajar para Bonito em Janeiro?

Dezembro e Janeiro, por ser período de férias escolares, é o momento em que muitos têm a oportunidade de viajar e conhecer o Brasil e o mundo. A intensidade da rotina pode deixar muitos exaustos e Bonito é o lugar perfeito para desconectar e verdadeiramente renovar as energias

Não está convencido? Vamos te apresentar alguns motivos pelos quais a viagem para Bonito em Janeiro é incrível! 

Cachoeiras caudalosas

Devido ao período de chuvas, as cachoeiras ficam mais cheias. Assim, são perfeitas para dar um mergulho e as quedas ficam muito mais bonitas! E um diferencial de Bonito é que você pode aproveitar toda esta exuberância sem o risco de trombas d’água, pois a tipografia local não apresenta montanhas, sendo que a grande maioria das cachoeiras se originam em nascentes. Então, é só curtir e relaxar nestas águas maravilhosas!

Banho nas cachoeiras de Bonito MS

Além disso, o destino ainda conta com dezenas de opções. Dessa forma, atende desde famílias até os espíritos mais aventureiros.

Mata mais verde

A mata nativa de Bonito MS é predominantemente pantanal com um pouco da mata atlântica e do cerrado. Por isso, no período de chuvas a mata fica muito mais vistosa e com cores mais vibrantes

Trilhas pela mata verde de Bonito MS

Assim, é capaz de oferecer uma experiência única e exuberante aos visitantes. Suas fotos vão ficar lindas, mesmo sem edição!

Contemplar a fauna

O período de chuvas faz com que os animais apareçam mais nessa época. Bonito MS possui uma fauna exótica tanto aquática, quanto terrestre. 

Urubu-rei - fauna região de Bonito MS

Lá, você poderá observar animais típicos do pantanal como onça-pintada, jacaré, anta, lobo-guará, etc. Além disso, é um excelente destino para contemplar espécies diferentes de aves e peixes, por meio da flutuação. 

Também tem muito sol e calor

Como você já deve saber, o verão brasileiro é bem quente. Assim, você terá bastante contato com o sol e o calor.

sol e calor em Bonito MS - diversas opções de banho

Nesse sentido, você poderá aproveitar um delicioso dia na piscina em sua pousada, ou fazer um relaxante passeio para conhecer cachoeiras e rios e se refrescar neles!

Cenários ainda mais lindos com arco-íris

Depois da chuva vem: o sol! E o sol com a umidade deixada pela chuva facilita a formação de lindos arco-íris

Assim, você poderá fazer lindas fotos. A paisagem por si só já é linda e no verão com a mata mais verde e arco-íris, fica ainda mais encantadora. 

Variedade de lazer para todas as idades

Independente da sua idade, ou da idade dos seus acompanhantes de viagem, Bonito oferece muitas opções de lazer o ano todo e excelentes passeios

Variedade de lazer para todas as idades em Bonito MS

Por isso, planeje bastante sua viagem para Bonito em Janeiro e já tenha em mente lugares que quer visitar e passeios que quer fazer. 

O que fazer em Bonito em Janeiro?

Existem muitas opções do que fazer em Bonito em Janeiro. Para te ajudar na difícil escolha, separamos aqui as principais atrações com dicas valiosas para você aproveitar esse momento da melhor maneira possível

Cachoeiras

Pela cidade possuir fortes políticas de preservação ambiental, as cachoeiras são belíssimas e muito bem cuidadas. Confira aqui algumas dicas de locais em Bonitos MS que você pode conhecer encantadoras cachoeiras: 

Cachoeiras em Bonito MS - Estância Mimosa

  • Parque das Cachoeiras: um delicioso passeio pela mata ciliar do Rio Mimoso, feito todo em passarelas de madeira. Este passeio possui 17 km e normalmente tem duração de meio dia. Recomendável utilizar roupas confortáveis. 
  • Boca da Onça: a trilha inicial possui 4 km, seguido de uma grande escadaria que passa por 11 cachoeiras. Nessa trilha você pode conhecer a Cachoeira Boca da Onça, a mais alta de MS. Possui duração aproximada de 5h e conta com uma estrutura excelente com bar, restaurantes e sanitários. 
  • Cachoeiras Serra da Bodoquena: esse atrativo fica a 70 km da cidade de Bonito, sendo 1h de carro. A trilha possui 2,5 km de extensão com oito paradas para banho. Com excelente estrutura ela conta com: tirolesa, bar, quadra de vôlei, balneário e muito mais! 
  • Estância Mimosa:  este passeio começa com uma pequena caminhada pela mata do Rio Mimoso. Depois, seguimos de barco a remo, passando por oito lindas cachoeiras, riachos secos, pequenas grutas, piscinas naturais e muito mais! 
  • Ceita Corê: a trilha do Ceita Corê (Terra de meus filhos, em tupi-guarani) possui 4 km ida e volta com seis pontos de banho e uma tirolesa. Você também tem a opção de conhecer a nascente do Rio Chapena, que é uma linda caverna inundada com 158 metros de profundidade.

Grutas

As grutas também são outro destaque da beleza natural de Bonito MS. O passeio fica ainda mais bonito quando tem sol, por causa da iluminação. Ou seja, o verão é uma excelente época para conhecer o local. 

Grutas em Bonito MS - Gruta do Lago Azu

  • Gruta são Mateus: essa gruta possui 150 metros de trilha em seu interior, que está localizado a 90 metros de profundidade. Aqui, você pode conhecer a história do surgimento de Bonito, além de visitar o Museu dos Índios Kadiwéus. Além disso, você pode seguir uma trilha de 2 km e conhecer o mirante mais alto da cidade que possui uma vista de tirar o fôlego. 
  • Gruta do Lago Azul: essa gruta é o cartão postal da cidade de Bonito MS. Primeiro, você anda 300 metros até a entrada e depois desce 200 metros. Lá, é possível conhecer o exuberante lago azul, onde ficam os fósseis pré-históricos do Tigre de Dente De Sabre e da Preguiça Gigante. 
  • Gruta são Miguel: essa gruta fica no Parque Ecológico Vale Anhumas. Primeiro, você conhece a gruta e depois pode fazer uma caminhada pelo cerrado por uma ponte pênsil, assim, chegando até a entrada de uma das cavidades mais antigas do mundo. Além disso, é um excelente local para observar pássaros exóticos e ver corais e ninhos de calcário. 

Flutuação

A flutuação pode ser realizada mesmo durante as chuvas, inclusive, é uma ótima época para fazer este passeio pois os animais aquáticos aparecem muito mais. No entanto, por ser alta temporada, são muito requisitados. Então, reserve com antecedência

Flutuação em Bonito MS - Nascente Azul

  • Aquário Natural: este passeio tem duração de meio dia e se inicia com uma caminhada até o Rio Baía Bonita. A flutuação conta com uma extensão de 800 metros na qual é possível avistar uma grande diversidade de plantas aquáticas e peixes. 
  • Nascente Azul: localizado a 31 km de Bonito MS, esse passeio é feito na nascente do Rio Bonito. Faz-se uma trilha de 1,5 km pela Floresta de Bacuri e chega-se a flutuação, na qual é possível fazer apneia. Você também pode aproveitar o Balneário Lago da Capela, com uma excelente estrutura para famílias. 
  • Rio da Prata: O trajeto até o Rio da Prata é feito em carros de fazenda. O passeio começa com uma trilha de 300 m até o rio, sendo uma caminhada de aproximadamente 50 min pela linda mata local. Na água, você terá acesso a 2,2 km de flutuação, sendo que a atividade tem duração aproximada de 1h40min. Depois, poderá se deliciar com um incrível almoço típico da culinária pantaneira. 
  • Rio Sucuri: é considerado o rio com a água mais cristalina do mundo. Lá, você pode flutuar por 1,8 km e ter contato com lindas espécies como piraputangas, pacus, curimbas e muito mais! 
  • Barra do Sucuri: este passeio é no mesmo local do que o anterior. Aqui, a maior parte do percurso é feita de barco e tem uma duração menor (1,3 km). 

Balneários

Os balneários de Bonito MS possuem uma excelente estrutura para famílias e oferecem várias opções de lazer para se divertir e se refrescar. Vamos conhecer alguns? 

Balneários em Bonito MS - Balneário do Sol

  • Balneário do Sol: localizado às margens do Rio Formoso e com uma linda vista para as cachoeiras. Conta com tirolesa, trampolim, sinuca, piscina natural, churrasqueira, quadras e muito mais! 
  • Nascente Azul: se chama Balneário Lago da Capela e fica localizado a 29 km de Bonito MS. Conta com cascatas, tirolesa, corda bamba e mais! O uso de colete salva-vidas é obrigatório na Tirolesa Aquática e Aqualokko, sendo que o custo do colete é incluso no valor da atividade. Para entrar na praia, não é preciso colete. A água é bem rasinha, tranquila e segura, até mesmo para as crianças nadarem.
  • Praia da Figueira: a Praia da Figueira possui águas cristalinas e uma areia branquinha, conta também com tirolesa e é ideal para quem busca um dia para ficar tranquilo e relaxar bastante. 
  • Balneário Municipal: fica localizado às margens do Rio Formoso e suas águas cristalinas permitem a visualização de lindas espécies de peixes. Conta com um redário e um delicioso gramado com bastante sombra. 
  • Balneário Bosque das Águas: está a 7 km da cidade, localizado às margens do Rio Formoso. Você pode apreciar a linda vista e relaxar nos decks distribuídos em diferentes pontos do atrativo. É um espaço super agradável, perfeito para passar o dia com a família e amigos. Você ainda tem a opção de realizar o mergulho no local.
  • Balneário do Porto da Ilha: localizado a 13 km da cidade, é o balneário mais antigo de Bonito, sendo que você encontra no atrativo diversas aventuras aquáticas. O passeio fica às margens do Rio Formoso, um dos Monumentos Naturais de Bonito. É o cenário perfeito para relaxar e se divertir com a família, curtindo as belas cachoeiras e piscinas naturais do local.

Mergulho

Os mergulhos são a melhor maneira de ter contato com lindas espécies de plantas e animais aquáticos. No período de chuvas, os animais aparecem mais. Então, aproveite para conhecê-los!

Mergulho em Bonito MS - Abismo Anhumas

  • Abismo Anhumas: Aqui, você pode fazer um passeio de bote, mergulhar de snorkel ou flutuação. O mergulho com cilindro é realizado apenas por pessoas credenciadas, fique atento a isso. Na flutuação e mergulho, com a transparência da água, é possível visualizar as formações de cones que chegam até 19,5m de altura! O lago do Abismo Anhumas é do tamanho de um campo de futebol e possui aproximadamente 80 m de profundidade. 
  • Mergulho no Rio Formoso: aqui, você pode sim mergulhar com cilindro, mesmo sem ser credenciado. Você poderá avistar cardumes, troncos submersos e formações calcárias. O percurso possui 300 m com duração de 30 minutos a cinco metros de profundidade. A transparência da água aqui encanta até os mergulhadores mais experientes!
  • Mergulho na Lagoa Misteriosa: sem credencial, é possível mergulhar apenas até oito metros de profundidade, apesar de o local ter mais de 220 metros de profundidade descoberta. Você também pode flutuar, se preferir. Este passeio não acontece o ano todo devido à proliferação de algas no verão, que deixa a água sem visibilidade. Fique atento a isso. 

Viagem para Bonito em Janeiro vale a pena?

Como você pode perceber, Bonito é um destino maravilhoso e que tem muito a oferecer aos seus visitantes. A cidade é maravilhosa durante todo o ano e se você tiver a oportunidade de conhecê-la em Janeiro nosso conselho é: mergulhe de cabeça nessa viagem! 

Para fazer os melhores passeios e construir uma viagem inesquecível, confie na Agência Ygarapé. Todas as atrações aqui citadas podem ser reservadas conosco e podemos montar um passeio personalizado, de acordo com sua vontade e/ou necessidade. Lembrando que os passeios de Bonito MS podem apenas ser reservados através de agência, devido ao controle de visitantes que ocorre para preservação ambiental da região.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp para fazer sua reserva ou para obter mais informações!

 

Converse com a gente agora

Deixe um comentário

Por favor insira um comentário.
Digite seu nome
Favor insira um e-mail.
Favor insira um e-mail válido.